segunda-feira, 19 de abril de 2010

Atividade Final

Atividade Final
Curso Formação Pela Escola
Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE
Módulo de Competências Básicas

Atividade realizada pelo grupo de professores:
Sônia Maria Deliberali Tuani;
Valderez Aparecida Marteli Dias;
Luciane Baús Veronezi.

Itu, 19 de Abril de 2010.

Introdução

O Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE, lançado pelo governo, veio para fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, acompanhamento, avaliação e prestação de contas dos programas educacionais, financiados pelo FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Somos vice-diretores das escolas pertencentes à Diretoria de Ensino Região de Itu, e, estamos participando do curso porque atuamos diretamente nas prestações de contas de nossas escolas. Estamos no primeiro módulo, Competências Básicas, hoje, no segundo encontro presencial, finalizamos esta parte.
O problema que encontramos é o tempo curto para realizarmos todas as atividades e estudos, pois, nossa função requer atendimento da comunidade e afazeres mil, talvez, com um plano entre nós, como o sugerido pelo programa possa nos beneficiar. Quanto ao conteúdo, sentimos que estamos informados com ótimo esclarecimento para agirmos com clareza em nossa função. Desejamos continuar nos demais módulos a fim de podermos atuar com desempenho e eficácia na aplicação dos recursos financeiros do Fundo, assim como, estimular o exercício do controle social nos programas de nossas escolas, nas instâncias decisórias, elevando assim a qualidade da gestão democrática.

Desenvolvimento do estudo

Após o primeiro encontro, com total encaminhamento e efetiva mediação de nosso tutor, Reinaldo Paes, fizemos contato através de e-mail e telefone, por ultimo nos reunimos para implementação desta atividade.
Visitamos nossos diretores, e pesquisamos no sitio do FNDE, da Prefeitura Municipal de Porto Feliz.
Consultamos atas da APM – Associação de Pais e Mestres, Ata co Conselho Executivo da APM, Plano para o ano para uso devido das verbas,das nossas escolas, e, a Receita de Despesa do Município de Porto Feliz do ano de 2007, em anexo a esta.
Os documentos coletado, assim como, os sites visitados serviram para cientificarmos como se desenvolve a prestação de contas, principalmente esclareceram como resolver, encaminhar e avaliar situação problema junto à equipe.

Encaminhamentos

Uma situação problema que ocorre em nossas escolas é evasão, mesmo com planejamento estratégico para contê-la, ainda constatamos em gráficos que o índice continua, menos, porém, ainda problemático.
Nossas ações e metas para o ano de 2010 foram especificadas na proposta pedagógica da escola.
Agora, com nossa aprendizagem, poderemos acompanhar “andar junto” , fiscalizar diariamente, “sem uso da caixa”, estamos adquirindo sabedoria para nossas ações, assim provavelmente estaremos “sanando a doença”, “antes da morte”, no sentido figurativo, ou seja, a evasão, assim sendo. Teremos melhores resultados e estaremos cumprindo a meta do governo “Acesso, Permanência, e Educação de Qualidade”, Equidade, Diminuição das desigualdades.

Tema: Plano de Ação Para Redução Da Evasão Escolar

Justificativa do Plano: Por razões generalizadas nas escolas públicas, principalmente alunos do Ensino Médio, ainda por estar identificado como meta prioritária no Plano Nacional Da Educação.

Objetivo Geral:Durante o ano de 2010 estaremos focados em melhorar a qualidade do ensino aprendizagem através da permanência e maior protagonismo juvenil.

Objetivos Específicos:
Transformar a Escola num ambiente mais atrativo para todos os alunos;
Valorização do protagonismo juvenil, através de teatro, torneios esportivos, dança e música;
Maior utilização recursos diversificados em sala de aula, tornando-as mais atrativas.

Ação da Escola

Promovendo embelezamento dos ambientes escolares com verbas do PDDE- para investimentos de recursos para possíveis necessidades de:tinta, pequenas reformas, espelhos nos banheiros, entre outras.
Implementação do Projeto Pedagógico com a Rádio na escola, solicitação dos alunos. Realização através do PDDE, verba para material permanente, doada para APM. Teatro; Vestimentas, arrumação do palco.
Fornecer materiais já existente na escola, assim como, melhorar a sala multimídia, ou montar uma sala específica com data show com ilustrações de aulas promovidas em Power Point pelos grupos de alunos do Ensino Médio.
Essas ações estão definidas pedagogicamente no PPP.

Conclusão

Os estudos, as pesquisas e anotações realizadas nortearam nossas futuras ações nas possíveis entraves que possamos enfrentar durante o desenrolar do Plano de Ação, pois, estaremos com melhor bagagem cognitiva e afetiva onde estaremos encaminhando a nossa equipe, direcionando e mediando ações que nos levem a resolução dos mesmos.
O curso nos ensinou muita coisa que desconhecíamos: O significado e desenvolvimento das: Políticas Públicas Educacionais, MEC, FNDE, Plano Plurianual, Plano de Desenvolvimento para Educação, Plano Nacional da Educação, SEE, Plano Decenal da Educação, Estatísticas e Cálculos por aluno, etc.
Com a compreensão que adquirimos na formação deste curso nos sentimos aptos a participar ativamente nas decisões que tange ao Projeto Político Pedagógico, conseguintemente, Plano Gestão, Regimento Escolar, principalmente No Planejamento e aplicação das verbas advindas do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação.

Itu, 19 de Abril de 2010
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5 comentários:

  1. acrescentamos que não depende apenas da escola e de sua equipe gestora , mas é um problema social que deve ser acompanhado pelos orgãos como conselho tutelar , promotoria pública etc.

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  2. A EVASÃO É PROBLEMA SOCIAL QUE ALÉM DA AJUDA DOS ORGÃOS COMPETENTES TAMBÉM PODE SER MELHOR ESCLARECIDO NOS TEXTOS ENCONTRADOS NO MÓDULO DE COMPETÊNCIAS BÁSICAS.

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  3. Estamos cientes na questão elencada acima, entretanto fomos incisivos no que tange o módulo que estamos estudando, no projeto consta todas as ações pedagógicas e possíveis encaminhamentos as autoridades constituintes.
    Grupo 4
    Sonia, Luciane e Valderez

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  4. A evasão escolar nas escolas públicas é um dos maiores problemas,principalmente à noite.Aulas desmotivadas,falta de professores,notas baixas,levam os alunos a abandonarem a escola.Precisamos mudar a didática,trazer coisas inovadoras para a permanência dos alunos.

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  5. Há necessidade de uso de metodologias diversificadas, que contemplem a aprendizagem do educando, para que o mesmo não se sinta desmotivado e tenha o objetivo de usar essas verbas para adquirir recursos necessários para melhoria das aulas.

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